quarta-feira, 31 de março de 2010

Saiba escolher um cãozinho educado, obediente e que aceite limites

Na hora de escolher o novo membro da família, testar seu perfil é fundamental para sabermos mais sobre o cãozinho que estamos levando para casa.




Leia mais a respeito do perfil do cão e alguns testes para escolher o cão perfeito para nossa família.



Dando continuidade iremos falar hoje do terceiro teste que irá decidir o quanto esse cãozinho gosta de obedecer ao dono e saberemos mais sobre como esse cão enxerga os limites apresentados a ele.



É necessário ter um pouco de cuidado ao fazer esse teste com cães adultos, apenas realizá-lo se nos dois testes anteriores o cãozinho apresentar um perfil de um cão equilibrado e tranqüilo, aquele que não apresentou nenhum sinal de agressividade, é aquele que possivelmente se dá bem com outros cães, pessoas, crianças e idosos, se for um cão excessivamente submisso ou dominante, existe grande chance de você ser mordido.

Agachado, logo em seguida ao segundo teste e após termos certeza que não é um cão dominante ou muito medroso, de maneira gentil e delicada iremos virá-lo de barriguinha para cima e segurá-lo sem fazer pressão, durante cerca de 30 segundos, nesse tempo iremos olhá-lo de forma gentil procurando manter esse contato visual e sem falar.



Agora iremos avaliar os comportamentos apresentados pelo cãozinho, na primeira das hipóteses ele irá se debater intensamente e tentar mordê-lo, fazer com que o solte a todo custo. Possivelmente esse cãozinho é aquele que podemos chamar de Dominante, donos com pouca ou nenhuma experiência anterior com cães e comportamento canino fiquem atentos, podem entrar em uma roubada, recebo muitas ligações de donos de cães, em que o cão literalmente domina a casa do individuo, muitas das vezes chegando a ponto de não deixar entrar na casa quem ele (o cão) não gosta, se você da sorte de entrar parabéns arrumou um novo amigo, mas na hora de ir embora cuidado, a surpresa está por vir, o cão não gosta que ninguém vá embora, situações como essa são muito comuns. A menos que seja um dono extremamente experiente e consciente não recomendo esse cãozinho para a maioria das pessoas.



Na segunda hipótese temos aquele cão que se debate bastante, porém não morde. Esse aqui é bastante parecido com o nosso amigo ai de cima, e pode desenvolver alguma agressividade com o tempo, tem bastante energia e precisa de muita atenção, treino, horários rígidos e um dono bem experiente, também não é indicado à maioria das pessoas.



Aqui temos a terceira hipótese, um cãozinho que pode ser bem legal para boa parte da população um bichinho que irá conviver bem com outros animais e pessoas, donos de primeira viagem devem ter um pouco de cautela, esse cão ao ser virado de barriguinha para cima, debate-se um pouquinho e aceita, mantendo contato visual com quem aplica o teste.



Em quarto lugar temos o cãozinho que é o sonho da maioria das pessoas, ele debate-se um pouco e aceita, é um cão ideal por aceitar bem limites, possivelmente será um cão fácil de ser treinado, bom para idosos, donos de primeira viagem e crianças.



Aqui temos uma linha que pode ser difícil de identificar, temos um cão que ao ser virado, aceita prontamente, sem se debater, esse cão pode vir a ser bastante submisso e medroso. Deve-se evitar ambientes com bastante mudanças, crianças e famílias com movimento constante, pode morder por medo.



Por último temos aquele que evita contato visual com quem está aplicando o teste e não se move, apesar de se sentir seguro. Esse possivelmente será um cão que não irá se apegar a humanos, um cão independente também não é indicado para a maioria das pessoas.



É importante aplicarmos esses testes pelo menos três vezes em cada cãozinho em dias e horários diferentes, assim conhecendo melhor saberemos sem dúvidas que estamos levando o cãozinho perfeito para casa e evitando muitos problemas de comportamento.



Qualquer resultado muito diferente nas três aplicações pode mostrar-nos um cão instável, que também não é recomendável.



Logo iremos falar do cãozinho que gosta de carinho, por incrível que pareça conheço donos que ao levarem o cão para casa ficaram bastante decepcionados ao perceber que o bichinho não gostava de carinho e tudo que os Donos queriam era passar a tarde assistindo televisão e fazendo carinho no cão, não entendiam porque o bichinho era ligado no 220V, nunca parava de correr e de morder, agora sabemos que avaliando o perfil podemos trazer o cãozinho ideal.


http://www.andreagramonte.com.br/

Imagem: Ilustração/Divulgação

Fonte: Pet Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!