quarta-feira, 31 de março de 2010

Saiba escolher um cãozinho educado, obediente e que aceite limites

Na hora de escolher o novo membro da família, testar seu perfil é fundamental para sabermos mais sobre o cãozinho que estamos levando para casa.




Leia mais a respeito do perfil do cão e alguns testes para escolher o cão perfeito para nossa família.



Dando continuidade iremos falar hoje do terceiro teste que irá decidir o quanto esse cãozinho gosta de obedecer ao dono e saberemos mais sobre como esse cão enxerga os limites apresentados a ele.



É necessário ter um pouco de cuidado ao fazer esse teste com cães adultos, apenas realizá-lo se nos dois testes anteriores o cãozinho apresentar um perfil de um cão equilibrado e tranqüilo, aquele que não apresentou nenhum sinal de agressividade, é aquele que possivelmente se dá bem com outros cães, pessoas, crianças e idosos, se for um cão excessivamente submisso ou dominante, existe grande chance de você ser mordido.

Agachado, logo em seguida ao segundo teste e após termos certeza que não é um cão dominante ou muito medroso, de maneira gentil e delicada iremos virá-lo de barriguinha para cima e segurá-lo sem fazer pressão, durante cerca de 30 segundos, nesse tempo iremos olhá-lo de forma gentil procurando manter esse contato visual e sem falar.



Agora iremos avaliar os comportamentos apresentados pelo cãozinho, na primeira das hipóteses ele irá se debater intensamente e tentar mordê-lo, fazer com que o solte a todo custo. Possivelmente esse cãozinho é aquele que podemos chamar de Dominante, donos com pouca ou nenhuma experiência anterior com cães e comportamento canino fiquem atentos, podem entrar em uma roubada, recebo muitas ligações de donos de cães, em que o cão literalmente domina a casa do individuo, muitas das vezes chegando a ponto de não deixar entrar na casa quem ele (o cão) não gosta, se você da sorte de entrar parabéns arrumou um novo amigo, mas na hora de ir embora cuidado, a surpresa está por vir, o cão não gosta que ninguém vá embora, situações como essa são muito comuns. A menos que seja um dono extremamente experiente e consciente não recomendo esse cãozinho para a maioria das pessoas.



Na segunda hipótese temos aquele cão que se debate bastante, porém não morde. Esse aqui é bastante parecido com o nosso amigo ai de cima, e pode desenvolver alguma agressividade com o tempo, tem bastante energia e precisa de muita atenção, treino, horários rígidos e um dono bem experiente, também não é indicado à maioria das pessoas.



Aqui temos a terceira hipótese, um cãozinho que pode ser bem legal para boa parte da população um bichinho que irá conviver bem com outros animais e pessoas, donos de primeira viagem devem ter um pouco de cautela, esse cão ao ser virado de barriguinha para cima, debate-se um pouquinho e aceita, mantendo contato visual com quem aplica o teste.



Em quarto lugar temos o cãozinho que é o sonho da maioria das pessoas, ele debate-se um pouco e aceita, é um cão ideal por aceitar bem limites, possivelmente será um cão fácil de ser treinado, bom para idosos, donos de primeira viagem e crianças.



Aqui temos uma linha que pode ser difícil de identificar, temos um cão que ao ser virado, aceita prontamente, sem se debater, esse cão pode vir a ser bastante submisso e medroso. Deve-se evitar ambientes com bastante mudanças, crianças e famílias com movimento constante, pode morder por medo.



Por último temos aquele que evita contato visual com quem está aplicando o teste e não se move, apesar de se sentir seguro. Esse possivelmente será um cão que não irá se apegar a humanos, um cão independente também não é indicado para a maioria das pessoas.



É importante aplicarmos esses testes pelo menos três vezes em cada cãozinho em dias e horários diferentes, assim conhecendo melhor saberemos sem dúvidas que estamos levando o cãozinho perfeito para casa e evitando muitos problemas de comportamento.



Qualquer resultado muito diferente nas três aplicações pode mostrar-nos um cão instável, que também não é recomendável.



Logo iremos falar do cãozinho que gosta de carinho, por incrível que pareça conheço donos que ao levarem o cão para casa ficaram bastante decepcionados ao perceber que o bichinho não gostava de carinho e tudo que os Donos queriam era passar a tarde assistindo televisão e fazendo carinho no cão, não entendiam porque o bichinho era ligado no 220V, nunca parava de correr e de morder, agora sabemos que avaliando o perfil podemos trazer o cãozinho ideal.


http://www.andreagramonte.com.br/

Imagem: Ilustração/Divulgação

Fonte: Pet Rede

sexta-feira, 12 de março de 2010

Multinacional francesa tem vagas para Veterinários em Salvador/BA

O Grupo Roullier, multinacional francesa, expande suas atividades no Brasil, especificamente na cidade de Candeias, na Grande Salvador, BA. A empresa contrata profissionais, entre eles formados em medicina veterinária.

Presente em 38 países, com volume de negócios de 2 bilhões de euros a empresa cria e comercializa soluções inovadoras nos setores de nutrição vegetal, alimentação animal e higiene profissional. Em 2009, ano em que comemora seu 50º aniversário, e seus 11 anos no Brasil, o Grupo Roullier lança um novo desafio, com o projeto VITAS. De acordo com a empresa, é um modelo inédito de desenvolvimento em nível internacional, com o objetivo de expandir as atividades para 25 países em 5 anos.

Avalie as oportunidades:

* Diretor de Produto de Higiene de Ordenha (DPHO)

Pré-requisito: Nível superior completo em agronomia, veterinária ou zootecnia
Experiência na gestão de produtos e comercial no ramo de pecuária ou agronegócio. Desejável a fluência em inglês ou francês.

Atribuições: Desenvolvimento e ampliação das linhas de produtos de higiene para pecuária leiteira em contato com os departamentos de pesquisa e desenvolvimento e marketing da sede. Participará ativamente da criação e desenvolvimento das estratégias de negócio e ações de marketing, juntamente com o Diretor Comercial garantindo o cumprimento das metas comerciais. Treinamento especializado de sua equipe de vendas. Fomentará o mercado através de reuniões técnicas, palestras, dias de campo, demonstração com os produtores e os vendedores da distribuição. Manterá relacionamento com a comunidade científica, os órgãos e sindicatos responsáveis nesse segmento

* Diretor de Produto de Nutrição Animal (DPNA)

Pré-requisito : Nível superior completo em agronomia ou veterinária.
Experiência na gestão de produtos e/ou comercial no ramo de nutrição animal. Desejável a fluência em inglês ou francês.

Atribuções : Desenvolvimento e ampliação das nossas linhas de produtos para nutrição animal sempre em contato com os departamentos de Marketing e P&D. Participará da criação e decisão das estratégias de negócio na sua especialidade de nutrição animal, com foco em melhoria contínua. Treinamento especializado da sua equipe de vendas (constituída pelos Diretores de Venda, Gerentes Regionais e Assessores Técnicos Comerciais). Fomentará o mercado através de reuniões técnicas, palestras, dias de campo e demonstração com os distribuidores e revendedores da distribuição e manterá relacionamento com a comunidade científica, órgãos e sindicatos responsáveis nesse segmento e as universidades.

* Diretor Regional de Vendas (DRV)

Pré-requisitos : Formação superior em Administração e Empresas, Gestão Empresarial ou Técnica em Agronomia, Zootecnia ou Veterinária
Experiência na gestão de uma unidade de agronegócios. Desejável a fluência em inglês ou francês.

Reportando-se ao Diretor Geral SQM-VITAS /Candeias, você será inteiramente responsável pelo P&L das 3 linhas de negócios (Nutrição Vegetal, Nutrição Animal e Higiene Profissional). Desenvolverá os negócios apoiando-se nas redes de distribuição que irá implementar na sua região dentro do Nordeste e Centro-Oeste (MG e GO). Participará da elaboração, planejamento e desenvolvimento das estratégias comerciais para oferecer a melhor solução customizada para os clientes finais (agricultores e fazendeiros). Deverá liderar, motivar e capacitar técnica e comercialmente sua equipe de vendas (constituída pelos Assessores Técnicos Comerciais, Supervisores e Gerentes) aumentando a performance para a realização das vendas. Irá se envolver em ações voltadas para a excelência da Unidade de Negócios e o alcance e superação dos objetivos planejados tendo como referencial a satisfação dos clientes internos e externos.

Enviar currículo e carta de apresentação, imperativamente com a referência correspondente, para o e-mail:
vitascandeias@roullier.com . Garantia de sigilo.



Fonte: Portal CFMV/CRMVs

Cordectomia canina causa polêmica mundial

Os defensores dos direitos dos animais manifestaram indignação com uma operação que retira as cordas vocais do cão, após a qual o animal, em vez de latir, só pode emitir um murmúrio.

A operação, que exige que o cão receba anestesia geral, parece ser o último recurso de alguns tutores de cães ameaçados por queixas dos vizinhos sobre o animal barulhento.

A retirada de cordas vocais de cães é proibida na Inglaterra e em outros países europeus, a menos que seja exigido por motivos médicos ou terapêuticos.

Mas, em vários Estados americanos, essa prática é permitida, principalmente nos lugares onde aumentam as cláusulas que proíbem que animais emitam ruído em demasiado, isto é, que simplesmente latam.

Protetores de animais no mundo inteiro dizem que o procedimento é “desumano”, porque destrói o sistema de comunicação do cão.

O latido é uma das formas mais primitivas de os cães se comunicarem, quando, por exemplo, alertavam o restante da matilha sobre um invasor.

Peritos afirmam que os latidos dos cães variam de acordo com as raças, porque tudo depende do instinto guardião de cada espécie. Por isso, um pastor alemão pode latir mais que um vira-lata manso.

As pessoas retiram as cordas vocais dos animais apenas por conveniência, em vez de se preocuparem em identificar o motivo dos latidos em excesso e treinar os cães para latir menos.

Vale ressaltar, no entanto, que o mau comportamento nem sempre é o motivo principal para os latidos.

Os cães podem latir, grunhir e até uivar por estresse ou sofrimento.

A retirada das cordas vocais pode gerar problemas psicológicos aos animais, que perdem um dos seus principais instrumentos de comunicação e sociabilização.

Veterinários e protetores dos animais concordam que, para controlar os latidos, o melhor é optar pelo adestramento, que faz parte do processo de educação dos cães.

Fonte: Portal ANDA


Cardiologia Veterinária

A cardiologia veterinária ainda não é uma área com grande número de profissionais e acadêmicos que se dedicam à ela, pelo menos não aqui em Mato Grosso do Sul.
Eu particularmente gosto muito desta área e por isso dou a sugestão de um site criado pelo Prof. Carlos Mucha,  nele há artigos científicos com diversas enfermidades, tais como Endocardiose Valvar Mitral, Miocardiopatia dilatada entre outras, além de vídeos e imagens muito boas destas e de ECG e ecocardiograma.
                               Figura mostrando um ecocardiograma de um canino com
                               Miocardiopatia dilatada. Fonte: http://www.cardiologiaveterinaria.com/imagenes.html

Para quem gosta de Cardiologia, como eu gosto, e para quem busca fazer alguma pesquisa é uma boa pedida.

Acessem: www.cardiologiaveterinaria.com

quinta-feira, 11 de março de 2010

Manual do RT (Responsável Técnico)

Após formados, alguns Médicos Veterinários podem ser RT (Responsável Técnico) em uma infinidade de estabelecimentos tais como: pet shops, casas agropecuária, entrepostos de ovos, mel, diversas culturas, entre outros.
Para que possa exercer estas atividades o Veterinário deve possuir registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária Correspondente e conhecer a legislação pertinente a cada atividade, por isso disponibilizo abaixo o link para download do Manual de Responsabilidade Técnica do CRMV/MS.

http://www.megaupload.com/?d=5KG78EBW

Como tirar seu CRMV em Mato Grosso do Sul

Após pegar o diploma, que for tirar inscrição aqui no MS tem de fazer o seguinte:
- ir no site www.crmvms.org.br 
- Clicar em serviços > Formulários > Pessoa física
- daí será feito o download do documento chamado pfwdm
- no arquivo vai estar escrito PESSOA FÍSICA, vá em Documento para inscrição primária: aperte CTRL + Enter sobre a palavra DOWNLOAD, dai será baixado um outro documento com a Relação do que precisa.
- Levar toda a documentação lá no CRMV/MS - Rua Brilhante 1989, Tel: 3331-1655;
- Lá eles vão conferir toda a documentação e vão fazer um Boleto pra pagamento das taxas, atualmente, neste mês de março de 2010, o valor total é de R$ 311,17 (cada mês o valor é diferente, pois a anuidade é proporcional a quantidade de meses que faltam pra acabar o ano, ou seja, em abril o valor será menor que março e , assim sucessivamente).
- Daí dentro de alguns dias saí o seu número e depois fica pronta a carteirinha.

Formatura Medicina Veterinária UFMS 2009

Homenagem aos meus colegas de turma e profissão.

Colação de Grau



Juramento



Brinde



Desejo a todos os Médicos Veterinários formados pela UFMS em 2009 muito sucesso na carreira e que sejam muito felizes.

Que Deus abençoe todos nós!

Vem aí a XVIII SIEV - Semana Intensiva de Estudos em Medicina Veterinária


A Semana Intensiva de Estudos em Medicina Veterinaria (SIEV) é um evento promovido anualmente por acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desde 1993, com os principais objetivos de gerar a discussão acadêmica, científica e técnica em Medicina Veterinária, junto a alunos de graduação e pós-graduação da UFMS e de outras instituições do país, bem como congregar profissionais e favorecer suas interações, trocas de experiências e funções sociais.

A XVIII SIEV ocorrerá nos dias 19 A 22 de maio e durante esta edição do evento, serão proferidas 24 palestras e realizados dois cursos (28 a 30 de maio) em temais atuais sobre pequenos e grandes animais, proporcionando aos participantes a oportunidade deatualização profissional, preparação para o mercado de trabalho e concursos públicos. O local de realização será o auditório da FAMEZ/UFMS, na Rua Senador Filinto Müller, 2443, Vila Ipiranga, Campo Grande, MS.

Uma novidade este ano será a possibilidade da participação em um dia de palestra, conforme o interesse pelo assunto abordado, atraindo a presença de profissionais e produtores rurais.

Os cursos serão realizados de 27 a 29 de maio, com maior carga horária (16 horas) visando proporcionar uma oportunidade de treinamento prático-teórico com mais tempo para discussões, aprendizado prático e mais conteúdo de material didático ao participante.

Aguardamos sua presença em Campo Grande e contamos com sua participação desde já.

Atenciosamente
Comissão Organizadora.

Blogs Interessantes para Acadêmicos e Profissionais

Relação de alguns Blogs que podem ser úteis na pesquisa veterinária, no seu dia-a-dia acadêmico ou formado.


http://labibliotecademaverick.blogspot.com/
.
.
http://webveterinaria.blogspot.com/
.
.
http://oftalmovetudiz.blogspot.com/
.
.
http://danielaveterinaria.blogspot.com/
.
.
http://medivetpet.blogspot.com/
.
.
http://www.patologiaveterinaria.com/blog/
.
.
http://caminhosdaveterinaria.blogspot.com/
.
.
http://vetarquivos.blogspot.com/
.
.
http://www.pelosanimais.org.pt/
.
.
http://biocistron.blogspot.com/

BEM-VINDO AO PORTAL VETERINÁRIO

Este portal serve para divulgação e discussões inerentes à Medicina Veterinária e aos animais.
Quero poder compartilhar tudo que possa ser interessante, útil ou apenas curioso aos profissionais Médicos Veterinários ou pessoas interessadas.